Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Bragança sedia abertura dos Jogos Abertos do Pará na próxima quarta-feira (30)

Por Governo do Pará (SECOM)
28/03/2022 09h44
Abertura: 30/03/2022 19h00
Encerramento: 30/03/2022 20h30
Local: Ginásio Corolão
Endereço: Avenida Nazeazeno Ferreira. Bragança.
Contatos: Bianca Rodrigues/Ascom Seel: (91) 98957-2589

Uma das maiores programações esportivas do estado, os Jogos Abertos do Pará (JOAPA) estão de volta após mais de três anos. A disputa direcionada aos atletas dos municípios do interior do estado terá sua abertura oficial, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), no município de Bragança, na próxima quarta-feira (30). Com a participação de 610 atletas, o evento ocorrerá no Ginásio Corolão, às 19h.

Na regional do Caeté, foram inscritos os municípios de Augusto Corrêa, Ourém, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santarém Novo, Viseu, além da cidade sede Bragança. As disputas ocorrerão a partir de quinta-feira (31).

A novidade para este ano foi a entrega dos kits esportivos às cidades participantes, com materiais das modalidades de futsal, futebol de areia, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, que auxiliaram na preparação dos atletas.

O JOAPA começou a ser disputado em 2005. As etapas regionais desta edição compreendem as seguintes regiões de integração do Pará: Rio Caeté, Rio Capim, Carajás, Baixo Tocantins, Araguaia, Xingu/Tapajós, Marajó I, Marajó II, Guamá/Guajará e Baixo Amazonas.

Congresso Técnico 

Ainda na quarta-feira (30), às 15h, a coordenação do JOAPA irá se reunir com os chefes das delegações e equipes de arbitragem para sorteio dos grupos, explicar os funcionamento e cronograma do evento esportivo.   

As próximas etapas das fases regionais já foram definidas. De 6 a 10 de abril, em Paragominas (regional Rio Capim); de 11 a 15 de maio, em Canaã dos Carajás (regional Carajás); de 18 a 22 de maio, em Moju (regional Baixo Tocantins); de 1 a 5 de junho, em Altamira (regional Xingu/Tapajós); de 15 a 19 de junho, em Soure (regional Marajó II); de 29 de junho a 3 de julho, será em Breves (regional Marajó I); de 6 a 10 de julho, em Castanhal (regional Guamá/Guajará); e de 13 a 17 de julho, em Santarém (regional Baixo Amazonas).

Jogos Abertos do Pará 

A iniciativa visa promover o desenvolvimento técnico do esporte, a integração entre os municípios do Pará, assim como fortalece a cidadania por meio da prática esportiva. A disputa é um grande evento esportivo direcionado aos atletas dos 144 municípios do interior do estado.
 
Sugestão de entrevistado: Nivan Noronha – secretário de Esporte e Lazer

Kátia Rocha – diretora técnica de Esporte e Lazer

Rayssa Talino – diretora de eventos de Esporte e Lazer