Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Neste domingo, IDEFLOR-Bio realiza programação especial em alusão ao Dia Internacional das Florestas

Por Aldirene Gama (SEDEME)
18/03/2022 10h29
Abertura: 20/03/2022 08h00
Encerramento: 20/03/2022 13h00
Local: Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna"
Endereço: Rua João Paulo ll S/N
Contatos: Ascom Ideflor: (91)998134-8500 e (91)98175-6383

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), realizará no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, no próximo domingo (20), de 8h às 13h, uma programação especial em alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março. O evento tem como objetivo alcançar a sociedade com dados e informações sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta e dessa forma, reforçar a necessidade de proteger esses ambientes, adotando ações sustentáveis no dia a dia.

O Dia Internacional das Florestas é celebrado em 21 de março. A data foi criada em 1971, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de chamar a atenção para a importância da conservação e preservação dos recursos naturais.

A programação, que será realizada no centro de Acolhimento do Parque do Utinga, com início às 8h, contará com exposições e ações de cunho educacional para ampliar o acesso à informação sobre as florestas para a sociedade paraense. O evento terá apoio de técnicos da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF/IDEFLOR-Bio) e de grupos organizados da UFRA, do programa de Educação Tutorial em Engenharia Florestal (PET/Florestal), Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESMA), formado por acadêmicos da área das Ciências Agrárias e afins, e Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS).

Durante o evento haverá a divulgação de maquete confeccionada em miriti, com os elementos da floresta e o uso do homem sobre estes recursos; informações educativas sobre as árvores; a madeira como matéria-prima oferecida, sua estrutura anatômica e importância; além da demonstração de sementes e mudas florestais e frutíferas. O evento contará também com a realização de passeio monitorado na Trilha da Moça Bonita, com grupos de até 20 pessoas.

Os interessados em participar devem se inscrever no espaço de exposição, junto aos técnicos da gerência Regional Administrativa de Belém (GRB/IDEFLOR-Bio).

Sugestão de entrevistados:

Karla Bengtson, presidente do IDEFLOR-Bio;

Gracialda Ferreira, diretora de Gestão de Florestas Públicas - (DGFLOP/ IDEFLOR-Bio);

Vicente Neto, diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal - (DDF/IDEFLOR-Bio);

Marcela Gomes, tutora do PET/Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).