Regional do Marajó celebra Dia Mundial do Rim com serviços a usuários
Referência na assistência a usuários com insuficiência renal e precisando de diálise para melhorar a qualidade de vida para sobreviver, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, celebra o Dia Mundial do Rim. A data é lembrada anualmente toda segunda quinta-feira do mês de março, e, este ano, será celebrada nesta quinta-feira (10), a fim de conscientizar a população para a importância do rim na saúde, reduzir a ocorrência de problemas ligados a doença renais, e estimular a adoção de um estilo de vida saudável.
No HRPM, a equipe multiprofissional da unidade realizará ação de educação em saúde para levar informações e serviços aos usuários e acompanhantes sobre o tema. A programação começou nesta terça-feira (8).
Entre as atividades, constam o repasse de orientações referentes a fatores de risco e à prevenção da doença renal crônica. Tudo acontece por meio de palestras, dinâmicas interativas, distribuição de material educativo, entre outras estratégias. A ação está sendo realizada no Centro de hemodiálise do HRPM e no Hall das Clínicas junto a usuários, acompanhantes e colaboradores.
A programação se encerrará, amanhã (10), com avaliação nutricional para usuários em atendimento do ambulatório da unidade hospitalar, que ocorrerá no estacionamento do HRPM, às 9h.
Dados de atendimento - Com 10 meses de funcionamento, o centro de Hemodiálise do HRPM já contabiliza cerca de 1.500 sessões de diálises, entre abril a dezembro de 2021; e janeiro de 2022.
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC) avançada é crescente. Atualmente, 140 mil pacientes realizam diálise no País.
Estrutura do HRPM - O Centro de Hemodiálise com uma área de 200 metros quadrados, tem sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e outras duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. A unidade tem capacidade de realizar até 42 atendimentos de pacientes, semanalmente, durante os três turnos disponíveis.
O serviço conta com equipe multiprofissional de médicos nefrologistas, cirurgiões vasculares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. O atendimento já beneficiou mais de 125 pacientes.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre. Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
A unidade hospitalar atende pacientes referenciados pela Central Estadual de Regulação, e de acordo com o caso e a oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento.
SERVIÇO
O HRPM é um órgão do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, de Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.