Uepa entrega outorga do título de Doutor Honoris Causa à pajé educadora Zeneida Lima
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entrega às 9h, desta quarta-feira (1º), no auditório da Reitoria, o título de Doutor Honoris Causa à pajé Zeneida Lima. A solenidade será transmitida pelo canal da Uepa no YouTube.
A atribuição da honraria reconhece uma história de vida engajada em ações solidárias e projetos que aliam o desenvolvimento socioeducativo e o benefício da população carente do Marajó. Com forte apelo à conscientização ambiental, a pajé, educadora e defensora da cultura marajoara também é reconhecida pela dedicação à cultura amazônica.
“A defesa da pajé educadora marajoara se dá pela sua atuação na produção de conhecimento e ação social, que corroboram os feitos de uma personalidade que para nós, pesquisadores da Amazônia, se constitui em ícone de saberes tradicionais. Uma experiência enriquecedora que será reconhecida por instituição de nível superior, mais especificamente, pela linha de Saberes e Culturas da Amazônia, do Programa de Pós-Graduação e Educação (PPGED) da Uepa”, explica a professora Josebel Fares, da coordenação do seminário.
A entrega do título à Zeneida Lima será no primeiro dia do XVI Seminário do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) e do VI Seminário Brasileiro de Poéticas Orais, que, este ano, aborda o tema “Encantarias”. O evento ocorrerá desta quarta-feira (1º) a 3 de dezembro, na forma virtual.
Este ano, ainda em decorrência da pandemia, as coordenações dos dois eventos resolveram unificar as atividades, por meio de uma única programação que vai reunir pesquisadores de todo o Brasil e de alguns países vizinhos.
Integram as programações, seis grupos de simpósios temáticos sobre as encantaria e palestras dos professores João de Jesus Paes Loureiro e Zelia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Edimilson Pereira, da Universidade de Juiz de Fora; Ana Pizarro, da Universidade do Chile; além de vários pesquisadores das poéticas no Brasil.