Fundação Hemopa encerra campanha de doação de sangue no Palácio do Governo
Nesta terça-feira (30), a Fundação Hemopa encerra em Belém sua campanha em homenagem aos doadores de sangue com ação estratégica no Palácio do Governo, que contará com a coleta de sangue dos servidores da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Ouvidoria-Geral do Estado, Gabinete do Governador, Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Casa Civil e Casa Militar. A campanha será realizada na Unidade Móvel de coleta de sangue, das 8 às 15 h. A unidade estará estacionada em frente ao prédio da Diretoria de Logística do complexo administrativo.
“Solidariedade é doar sangue o ano inteiro” é o tema da campanha, realizada ao longo do mês de novembro na Região Metropolitana de Belém (RMB). Até o último dia 27 haviam sido coletadas 4.937 bolsas de sangue, que vão beneficiar cerca de 19.750 pacientes internados na rede hospitalar.
Instituições públicas e privadas interessadas na parceria para incentivar a doação de sangue devem ligar para a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h, e aos sábados, das 8 às 17 h.
Para doar é simples. Os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Sinovac, são 48 horas de espera para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
Para mais informações: 0800-2808118/ 3110-6500