Hemopa vai à Praça Batista Campos encerrar homenagem aos doadores de sangue
Neste sábado (27), a Fundação Hemopa encerra a campanha comemorativa ao Dia Nacional do Doador de Sangue com a coleta de sangue na Praça Batista, das 8 às 13 h, na unidade móvel da instituição, que estará estacionada na Travessa Padre Eutíquio.
Desde o início da campanha, na última quinta-feira (25), foram registradas 4.445 coletas de sangue, que vão reforçar o estoque técnico para atendimento transfusional no mês de dezembro, período em que, normalmente, o número de comparecimento de doadores é reduzido em função das festas e das férias de final de ano.
Em 2021, o tema da campanha foi “Solidariedade é doar sangue o ano inteiro”, com o objetivo de incentivar o ato solidário regularmente por parte da população doadora de sangue, e assim atender à constante demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do Pará.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, a proposta da campanha é incentivar antigos e novos doadores de sangue, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, que acabou reduzindo o comparecimento de doadores aos serviços de coleta de sangue em todo o Brasil.
Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes. Atualmente, a média diária de coleta de sangue, na sede da Fundação Hemopa, é de 160 doações, quando o ideal seria entre 200 e 250.
De janeiro a outubro de 2021, foram coletadas 77.333 bolsas de sangue, que beneficiaram 309.332 pacientes internados na rede hospitalar. Em 2020, a Gerência de Captação de Doadores realizou 81 campanhas. Este ano, até outubro, foram quase 100 ações, internas e externas. De 2000 até 2020, a Fundação Hemopa cadastrou cerca de um milhão de doadores.
Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar; só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Sinovac, são 48 horas de espera para doação, após cada dose. Já quem recebeu as demais vacinas, basta esperar sete dias após cada dose.
Mais informações estão disponíveis pelos números (91) 3110-6500 /0800-280 8118.