Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa realiza programação especial pelo Outubro Rosa neste sábado (23)

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
21/10/2021 14h15
Abertura: 23/10/2021 10h00
Encerramento: 23/10/2021 18h00
Local: Shopping Bosque Grão-Pará (1º Piso)
Endereço: Avenida Centenário (Bengui)
Contatos: Ascom Santa Casa: 4009.2258 / Márcio Bastos (91) 98229.9000.

A Fundação Santa Casa do Pará (FSCMP) vai realizar uma programação especial, neste sábado (23), das 10h às 18h, voltada ao Outubro Rosa, que tem como tema: “Câncer de mama, vamos vencer essa luta”. O evento acontecerá no Shopping Bosque Grão Pará, no 1º piso, em frente à praça de alimentação.

No evento estarão instalados estandes que vão abordar de maneira educativa, diferentes temas sobre a campanha. A data tem como objetivo fortalecer cuidados contra a doença. A médica mastologista, doutora  Cinthia Lins, atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (Seção Pará), disse que em nossa região, ainda existe um diagnóstico tardio.

“Na realidade não é que o câncer evolui muito rápido, ele é diagnosticado tardiamente. Primeiro por uma cultura, algumas mulheres acham que a mamografia dói, que é desnecessária. Depois, pelos hábitos de vida, a gente tem uma população que tem muito sobrepeso, pela nossa própria ingesta (alimentação) e por sermos uma população sedentária. O que acho mais importante são as medidas de mudança de hábitos de vida. Hoje a gente sabe que a maioria dos cânceres são esporádicos, que não estão relacionados a hereditariedade, são mais pelo estilo de vida que aquela mulher tem”.

A médica orienta a necessidade de se diminuir o risco de obesidade, fazer atividade física, ingerir pouca quantidade de bebida alcoólica, não fumar. Isso tudo leva a uma redução de risco de câncer de mama. A mastologista diz ainda que o autoexame e a mamografia são fundamentais para o diagnóstico.

“Sabemos que o nosso estado é grande, por isso, é fundamental que as mulheres que moram em lugares distantes dos grandes centros, que pelo menos elas possam fazer o autoexame, uma vez ao mês. De preferência depois do período da menstruação. Elas apalpem as mamas, toda a mama, toda a região das axilas e se perceberem alguma coisa de diferente que busquem o apoio médico”, ressalta a médica.

Programação e Temas (A partir das 10h, no 1º piso – Em frente à praça de alimentação):

1. Pergunte ao Nutri – Comer bem faz muito bem. Profissionais explicando receitas de alimentos que ajudam a prevenir o câncer e promovem mais bem-estar no dia a dia;

2. Nutrição Interativa – Perguntas sobre mitos e verdades sobre Alimentação X Doenças (Batalha de Tiktok);

3. Mulher em foco - Um ambiente para mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama com apalpação através de técnicas simples, seguras e comprovadas.

4. Para ver o que não se vê – na prática, mostrar a importância de se fazer periodicamente a mamografia, exame mais preciso para detectar precocemente a doença;

5. Vamos conversar um pouco? – Espaço aberto para que as mulheres presentes possam dividir experiências que tiveram em sua vida quando tiveram que enfrentar doenças.

Música ao Vivo – 16h30 – Apresentação do Coral “Saúde e Vida Maria Helena Franco” da FSCMP.