Belém recebe Fórum Mundial de Bioeconomia
Este ano, a capital paraense vai sediar o Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF). Pela primeira vez, o evento ocorre fora da Europa, em específico da cidade de origem, Ruka, na Finlândia. Considerada a cidade porta de entrada para a Amazônia, Belém recebe o evento nos dias 18, 19 e 20 de outubro.
Com uma ampla diversidade de recursos naturais, aliada à utilização de novas tecnologias, os amazônidas empregam um novo conceito sobre bioeconomia, com o propósito de criar produtos e serviços mais sustentáveis. O Estado do Pará tem forte potencial para desenvolver esse segmento, com um papel inclusivo e de mobilidade social.
A abertura de cerimônia de abertura irá contar com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho e os governadores da Amazônia Legal. Às 11h, em coletiva, o chefe do Executivo Estadual irá atender a imprensa.
Durante o ato, Helder realizará a assinatura do Edital de PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse, para concessão de Áreas Estaduais para proteção, e comercialização de créditos de carbono; Assinatura do primeiro contrato de crédito para produtores da bioeconomia - Banpará bio; Assinatura do decreto da Estratégia de bioeconomia do estado do Pará.
O evento terá expositores que reúne diversas marcas e produtos ligadas à bioeconomia.
O WCBEF é um think tank que fornece uma plataforma às principais partes interessadas na Bioeconomia Circular, seja no compartilhamento de ideias ou na promoção de inovações responsáveis, de base biológica, para substituir indústrias, produtos e serviços de base não renovável. Dessa forma, há contribuição direta para alcançar uma economia mais sustentável, mitigando os efeitos das alterações climáticas.