Festival de Bandas leva oficinas para municípios do Estado
O Governo do estado do Pará, através da Fundação Carlos Gomes (FCG), promoverá a edição 2021 do Festival de Bandas do Pará trabalha em parceria com diversas prefeituras do Estado e bandas de música para realizar oficinas com professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). As oficinas irão ocorrer no período de 28 de setembro a 08 de dezembro. Os concertos de encerramento serão realizados nos municípios de Vigia e Ponta de Pedras.
A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de integrantes de bandas paraenses através do contato com os professores de instrumento do IECG, além de músicos convidados, que ministram palestras, qualificando e valorizando as bandas quanto patrimônio imaterial do estado do Pará. As bandas participantes são conveniadas à FCG.
Oficinas
Os alunos participarão de oficinas de flauta transversal, saxofone, clarinete, percussão, trompete, trombone, percussão, tuba/eufônio e regência.
A primeira cidade a receber as oficinas, nos dias 28.09 a 02.10, será o município de Colares, que faz parte da Região de Integração Guamá (antiga Região do Salgado). No calendário da ação, haverá oficinas em Marapanim, São Caetano de Odivelas, Vigia. Já na RI do Marajó, também serão realizadas oficinas em Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Cachoeira do Arari.
Grupos participantes - Colares:
Banda 15 de Agosto (comunidade Jucarateua)
Banda Abelardo Pereira (comunidade de Candeuba)
Banda 13 de Maio (comunidade de Maracajo)
Banda Lira Nova (comunidade de Mocajatuba)
Banda Raul Monteiro (comunidade de Fazenda)
Banda Novos Talentos (comunidade de Jenipauba da Laura)
Banda Luiz Gama (sede do município)
Banda Nova Harmônia (sede do município).
O professor Joel Costa, Diretor de Ensino do IECG e organizador da ação, conta qual será a novidade dessa edição.
"Levaremos as oficinas para as Regiões de Integração, realizando um trabalho de interiorização onde o IECG vai até os músicos das cidades selecionadas. Uma sede será estabelecida na RI do Guamá, tendo como cidade principal Vigia e outra na RI do Marajó, em Ponta de Pedras", explica o gestor. Todas as oficinas e concertos seguirão as medidas de proteção contra a COVID-19.
Na primeira edição do FB, em 2019, os alunos das bandas de música conveniadas vieram dos interiores para as aulas de instrumento no IECG; no ano passado (2020), as oficinas ocorreram de forma híbrida, metade dos alunos participaram em locais ao ar livre (seguindo as medidas de proteção) e a outra metade assistiu remotamente. Este ano, os professores irão até os municípios para ministrar as oficinas presencialmente.
Convidado
O Festival de Bandas do Pará também trará o maestro e professor Marcos Sadao Shirakawa como convidado especial, ele vai ministrar a oficina de regência nos municípios de Vigia e Ponta de Pedras, onde ocorrerão os concertos de encerramento do evento.
Formado bacharel em trombone, pela Universidade de São Paulo - USP, o maestro tem larga experiência com regência de bandas e já foi regente titular dos grupos: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; Banda Sinfônica de Cubatão; além de regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Texto: Mayave Ribeiro/ Ascom FCG