Dia da Polícia Militar do Pará é celebrado com mais de 2.800 promoções de oficiais e praças
A Polícia Militar do Pará celebra 203 anos junto à sociedade paraense e realiza solenidade militar nesta segunda-feira (27). O governador do Estado, Helder Zahluth Barbalho, participará da solenidade alusiva ao Dia da Polícia Militar do Pará. O evento marca os 203 anos de história da corporação, transcorrido neste sábado, dia 25 de setembro.
A cerimônia será realizada no pátio de formatura do Quartel do Comando0-Geral da PM, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, com a promoção de 2.889 oficiais e praças da PMPA e a concessão da Medalha “Coronel Fontoura”, a comenda mais importante da corporação.
A cerimônia terá a presença de autoridades civis e militares de forças armadas e auxiliares. Serão concedidas 17 Medalhas da Ordem do Mérito Coronel Fontoura - Grau Comendador e 272 Grau Cavaleiro. A comenda destina-se a agraciar personalidades civis e militares que tenham prestado notáveis serviços à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio no âmbito nacional e estadual.
Também serão agraciados 413 oficiais e praças da PM com as Medalhas de 10, 20 e 30 anos de Bons Serviços Prestados. A data marca também a promoção de 185 oficiais e 2.704 praças da corporação, que sobem mais um degrau na carreira policial militar.
O desfile da tropa representativa da Polícia Militar do Estado encerra a cerimônia, com a participação da Banda de Música da PM, Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Regimento de Polícia Montada.
Avanços – Aos 203 anos, a PM do Pará tem alcançado melhorias importantes, tanto para o aperfeiçoamento da segurança pública, desenvolvida diariamente nas ruas, quanto para as condições de trabalho dos policiais militares. É o que mostra a redução de 19% na ocorrência de crimes violentos no Estado, comparando-se os anos de 2019 e 2020, este último também marcado pelas ações de enfrentamento da covid-19 pelos policiais militares nas ruas.
O resultado expressivo na segurança pública é graças ao forte investimento feito pelo Governo do Estado, que tornou possível, por exemplo, a realização de concursos públicos, com 2.405 vagas para os cargos de oficiais e praças; aquisição, somente este ano, de 700 motocicletas, 6.180 coletes balísticos e 227r ádios comunicadores; expansão do Projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume); criação do Projeto Habitacional de Segurança Pública nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém; e reajuste salarial das praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares.
Atualmente, cerca de 15 obras de construção e reforma de unidades da PM estão em andamento na capital e no interior do estado, entre elas a primeira maternidade canina militar de Belém e o Hospital da PM, que será reativado para aprimorar o atendimento aos policiais e familiares.
Lançamento do Anuário 2019/2020 – A fim de dar publicidade aos dados catalogados a partir do registro de informações atinentes aos indicadores de produtividade em 2019 e 2020, a Polícia Militar promove o lançamento oficial, durante a solenidade, do Anuário da Polícia Militar do Pará 2019/2020.
A publicação traz os feitos da PM na primeira metade da atual gestão, passando pela redução histórica dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI's), atravessando as importantes aquisições de equipamentos feitas pela PMPA neste período até a integração da corporação com a sociedade, que vem reconhecendo o trabalho da PM e contribuindo ativamente para a segurança pública.
No anuário estão registradas diversas, mas não todas as ações realizadas pela PM paraense. Há ainda outras ações que merecem destaque e devem ser contempladas no Anuário 2021.
Breve histórico - A Polícia Militar do Pará foi criada, no ano de 1818, pelo capitão-general do Grão-Pará, António José de Sousa Manuel de Meneses, o Conde de Vila Flor. A cerimônia do Dia da Polícia Militar do Pará ocorre tradicionalmente no dia 25 de setembro, data que faz referência a 1.897, quando homens do então 1º e 2º Corpo do Regimento Militar do Estado, comandados pelo coronel Sotero de Menezes e pelo tenente-coronel Antônio Sergio Dias Vieira da Fontoura, superaram os revoltosos do arraial de Canudos, nos sertões da Bahia. A solenidade militar não pôde ser realizada em 2020 devido ao momento delicado da pandemia da covid-19 no Brasil.
Hoje, a PM do Pará é uma das instituições do Estado presente nos 144 municípios paraenses, com homens e mulheres que têm como missão precípua manter a ordem pública e a paz social para a garantia do pleno exercício dos direitos individuais e coletivos e a estabilidade das instituições democráticas.