Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo inaugura Centro Especializado de Atendimento Covid em Bragança

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/08/2021 11h31
Abertura: 27/08/2021 13h00
Encerramento: 27/08/2021 14h00
Local: Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria. Bragança
Endereço: Avenida Nazareno Ferreira, s/n. Padre Luiz
Contatos: Laís Menezes/Ascom Sespa: (91) 98215-6730

O Governo do Estado do Pará vai instalar, nesta sexta-feira (27), mais um Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 do Estado, no município de Bragança, contando com 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI.

A unidade será a segunda exclusiva para o atendimento da doença. A primeira foi inaugurada no dia 06 de agosto, em Parauapebas.

O objetivo do Centro é atender aos pacientes com Covid-19 que, atualmente, estão sendo referenciados para os Hospitais Regionais. Portanto, estará apta para atender pacientes da região de saúde dos Caetés, formada pelos municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. 

O Centro funcionará em um anexo do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, que é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) mediante contratualização com a Sespa. No local, serão atendidos pacientes referenciados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros, por meio da Central Estadual de Regulação.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, explica que a iniciativa em Bragança faz parte de uma estratégia de governo em abrir unidades específicas para Covid-19, para onde os pacientes serão direcionados com o objetivo de desafogar os hospitais municipais e estaduais. 

Ampliação 

Na mesma ocasião da abertura do Centro Especializado, a Sespa também vai disponibilizar para a população do nordeste paraense mais uma alternativa de atendimento portas-abertas e 24 horas na especialidade de ortopedia, que funcionará no Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria. 

A medida adotada em Bragança faz parte da estratégia do Governo do Pará em aumentar a oferta de atendimento portas abertas de ortopedia em todas as regiões do Estado. Com isso, a Sespa está reorganizando e pactuando com vários hospitais para também oferecer esse atendimento desde janeiro deste ano.

Assim, já oferecem atendimento em traumatologia por 24 horas no modo porta aberta o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará; o Hospital Divina Providência, instituição filantrópica conveniada ao SUS, localizado em Marituba, região metropolitana de Belém; o Hospital Regional de Conceição do Araguaia, na região do Araguaia; o Hospital Regional do Baixo Tocantins - Santa Rosa, em Abaetetuba, e o Hospital Regional dos Caetés, em Capanema.