Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Terpaz realiza ação de Cidadania e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (26)

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
24/08/2021 13h23
Abertura: 26/08/2021 08h00
Encerramento: 26/08/2021 12h00
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Redentor
Endereço: Rua dos Comerciários, 108
Contatos: Paulo Garcia - (91) 99359-8982 / Elizabeth Teixeira - (91) 99142-1195 / Gerlando Klinger – (91) 98501-3412

Na manhã da próxima quinta-feira (26) terá início o projeto ‘Ter Cidadania e Direitos Humanos’ promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), nos locais que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Estado do Pará. O primeiro território beneficiado será o da Cabanagem, em Belém. 

O projeto visa a promover o exercício da cidadania, a defesa dos direitos humanos, o acesso à justiça e o combate a discriminações sociais, que são as diretrizes da SEJUDH. Durante o evento, serão realizados diversos serviços como:

- Roda de conversa: estratégias de prevenção e rede de atendimento às mulheres em situação de violência, realizada pela Coordenação de Integração de Políticas para Mulheres (Cipm);

- Emissão de RG (100);

- Atividades de orientações e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e distribuição de materiais informativos feita pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon);

- Abordagem / orientações Distribuição de material educativo, feito pela Coordenadoria de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas (Cenpren); 

- Abordagem / orientações, Atendimento psicossocial /casos de violações, da Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (Cmdv) e Informações sobre os programas Id Jovem, CNH Pai D’Eguá, Juventudes Empreendedoras, Programa Horizontes, onde será feito uma espécie de " mesa dos direitos" a qual também abordaremos o Estatuto das Juventudes, feito pela Coordenadoria da Juventude.

A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup/ Polícia Civil, será parceira na ação, levando a Unidade Móvel da Delegacia da Mulher para atender casos de violência contra mulheres e outras orientações com base na Lei Maria da Penha.

Na próxima sexta-feira (27), o outro território beneficiado será o do Icuí-Guajará, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Marques Rios, localizada na Rua São Pedro Qd 6, Prox. A, R. Santa Fé, Sn - Icuí-Guajará, Ananindeua, de 9h às 12h. 

As ações são em alusão ao ‘Agosto Lilás’, mês que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher, dia da Juventude, dia da visibilidade lésbica, dia dos defensores dos direitos humanos e dia do consumir, que são políticas trabalhadas pela Sejudh.