Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Programa Territórios Sustentáveis inicia nova etapa na área da PA-279

Por Bruna Brabo (SEMAS)
21/08/2021 13h48
Abertura: 23/08/2021 09h00
Encerramento: 27/08/2021 17h00
Local: São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e Tucumã
Endereço: São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e Tucumã
Contatos: Bruna Brabo (Semas) : 91 991871020

Nesta segunda-feira (23), o Programa Territórios Sustentáveis (TS) continua a agenda de diálogos e capacitação com os produtores rurais e as gestões municipais da área de influência da Rodovia PA-279, na região Sudeste. Os cursos práticos e palestras são organizados de forma integrada pelas secretarias que compõem o projeto, coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Nesta nova etapa, as equipes atuarão para contribuir com o fortalecimento da Associação de Mulheres Produtoras de Polpa de Frutas. Também será apresentado o calendário/metodologia para construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável para os municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Água Azul do Norte e Ourilândia do Norte. Haverá ainda capacitações para monitoramento de focos de incêndios e queima controlada, e acompanhamento das ações de desenvolvimento produtivo com os produtores que aderiram ao TS. 

Dentre as atividades, a “Ação Cacau no Xingu” inicia os preparativos para a implantação na comunidade local inscrita no programa. Cerca de 450 hectares de sistema agroflorestais (Safs), com o plantio de cacau na região, irão garantir desenvolvimento socioeconômico por meio de oportunidades aos pequenos produtores e agricultores familiares.

O "Territórios Sustentáveis", um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), é a estratégia estadual de transição para a economia de baixas emissões destinada às áreas pressionadas pelo desmatamento. O programa visa à conservação do capital natural, a promoção do desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, a partir do aumento da eficiência na produção pecuária e agroflorestal, respeitadas as vocações econômicas do Estado e a recuperação de áreas alteradas e degradadas. 

Em quase um ano de TS foram desenvolvidas 15 ações gerais dos órgãos envolvidos, com 20 capacitações. Também foram entregues cerca de 400 títulos de terra; mobilizados mais de 110 profissionais do Estado nas ações nos municípios de São Félix do Xingu, Ourilândia, Tucumã e Água Azul do Norte; validados mais de 170 CARs e ultrapassado o número de 900 beneficiários.

O PEAA tem a coordenação da Semas, mas trabalha de maneira integrada com outras secretarias e órgãos ligados ao meio ambiente, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Banco do Estado do Pará (Banpará).