Coletiva de Imprensa Operação Fênix 2021 às 15h desta segunda-feira (16)
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil concedem entrevista coletiva sobre a 3ª edição da Operação Fênix 2021, preventiva contra incêndios florestais, iniciada em 12 deste mês, no Pará.
A "Fênix" é um marco na a história de combate a incêndios florestais no CBMPA. Anteriormente, o acionamento dos militares era feito quando as ocorrências florestais de grandes proporções já estavam em andamento e as perdas do bioma eram incalculáveis. A "Operação" trouxe um novo ciclo de trabalho, com uma rotina anual de ações desenvolvidas em prol da diminuição das ocorrências de incêndios nas florestas do Pará.
Missão
Na prática, o CBMPA se desloca para os territórios com histórico dos maiores índices de incêndios florestais, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com meta de eliminar os focos de incêndio e preservar as áreas de mata. O trabalho tem bombeiros especializados nesse tipo de demanda.
A primeira fase da Operação Fênix 2021 iniciou dia 12 e seguirá até 31 de agosto de 2021; a segunda, de 27 de agosto a 15 de setembro de 2021; a terceira, de 11 de setembro a 30 de setembro e a quarta de 26 de setembro a 15 de outubro.
Áreas de atuação cobertas por 280 militares
A operação é integrada com as Forças Armadas, instituições federais e estaduais de controle de incêndios florestais e ainda Defesa Civil municipais, tendo como bases de apoio os municípios de Paragominas; Novo Progresso; Pacajá; São Félix do Xingu e Parauapebas. O efetivo é de 280 militares.