Fundação Hemopa reabre Unidade de Coleta de Sangue Castanheira
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) reabre nesta segunda-feira (09) a Unidade de Coleta de Sangue Castanheira, que estava em obras de revitalização desde o último dia 12 de julho. A volta do funcionamento faz parte da programação alusiva aos 43 anos da Fundação Hemopa, comemorados em 2 de agosto.
Importante serviço para suporte do estoque de sangue na Região Metropolitana de Belém, a Unidade Castanheira realizou, em 2020, a coleta de 10.347 bolsas. De janeiro a 10 de julho deste ano foram efetivadas 17.351 doações de sangue, que beneficiaram mais de 69.500 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará.
Agora, os usuários terão mais conformo e comodidade no atendimento com o espaço revitalizado. O horário de funcionamento continua o mesmo: de segunda sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h.
A Unidade de Coleta do Castanheira, assim como a do Shopping Pátio Belém, fazem parte do projeto de descentralização da coleta de sangue da Fundação Hemopa, presidida pelo administrador Paulo Bezerra.
Doar sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade social. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes internados na rede hospitalar.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas, deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Sinovac, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas, basta esperar sete dias após cada dose.
Mais informações: 08002808118.