Estado vai entregar Central de Controle de Operações Viárias
O governador do Pará, Helder Barbalho, entregará nesta quarta-feira (7) a Central de Controle de Operações Viárias, já denominada de Sentinela. A coordenação da Central será do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que explica que Sentinela é um sistema de videomonitoramento com base integrada de operações implantadas na sede do órgão. O objetivo é tornar o trânsito mais seguro com o uso da tecnologia, monitorando o trânsito e o fluxo de veículos nos municípios onde o sistema estará presente.
A Central é constituída por monitores de informática, por onde as imagens do trânsito são visualizadas em tempo real, e de equipamentos instalados nas rodovias, que transmitem as imagens para a sede do órgão, em Belém. Com essas informações, os agentes de fiscalização que atuam na Central Sentinela poderão traçar estratégias de intervenção nas vias, em trechos previamente mapeados, a partir da visualização. Uma vantagem do Sistema é evitar a realização de blitz, por ter capacidade de identificar veículos com irregularidades, como IPVA em atraso, roubados e com problemas judiciais.
Cerca de 500 equipamentos estão sendo instalados. Inicialmente, haverá equipamentos na BR-316, do KM-0 ao KM-18, e nas rodovias estaduais de 80 municípios. Segundo o Detran, cerca de 70 agentes de fiscalização já foram treinados para operar o sistema, tanto na validação das autuações quanto no alerta de irregularidades.
Entrevista - Helder Barbalho, governador do Pará.