Governo assina ordem de serviço para reconstrução do terminal hidroviário de Santa Cruz do Arari
O Governo do Pará assina nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Cachoeira do Arari, arquipélago do Marajó. A obra, que será autorizada pelo governado Helder Barbalho, ficará a cargo da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), ao investimento de R$ 2.055.741,92.
Após a reconstrução, o terminal contará com cadeiras confortáveis para 40 lugares, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV, bebedouro e duas lojas para vendas de artesanatos. As instalações elétricas e hidrosanitárias também serão refeitas, assim como as partes de sinalizações e paisagismos, além de climatização.
A obra naval do terminal hidroviário contempla a instalação de uma rampa metálica articulada coberta e flutuante metálico coberto, além de construção do píer de concreto coberto, para embarque e desembarque de passageiros. Hoje, os usuários utilizam uma estrutura precária, o que compromete a segurança de todos.
A reconstrução do terminal hidroviário da cidade vai ajudar não só não no conforto e segurança dos usuários, bem como, ajudar no escoamento de produção e desenvolvimento do turismo na região. A revitalização deve durar um ano.
Santa Cruz do Arari - Localizado a cerca de 116 quilômetros de Belém, o município tem cerca 10 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a agricultura e a pesca.