Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sábado é dia de doar sangue em hemocentros de Belém e do interior

Por Vera Rojas (HEMOPA)
19/02/2021 19h00
Abertura: 20/02/2021 07h00
Encerramento: 20/02/2021 17h00
Local: Pórtico Castanheira, em Belém / e sedes do Hemopa Marabá / Santarém e Castanhal
Endereço: Os endereços estão disponíveis pelo link http://www.hemopa.pa.gov.br/site/hemorrede/
Contatos: Vera Rojas: 983990599

Este sábado (20), é dia de reforçar o estoque de sangue dos hemocentros em Belém, Santarém, Marabá e Castanhal. A Fundação Hemopa promove mais uma campanha de doação, incentivando a solidariedade às pessoas que lutam pela vida em mais de 200 hospitais em todas as regiões do Pará.

Em Belém, os voluntários podem se dirigir à sede da Fundação Hemopa e à Unidade de Coleta no térreo do Pórtico Castanheira, das 7h30 às 17 h. Na hemorrede estadual, as doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Santarém, das 7 às 17 h; no Hemopa Marabá, das 7 e às 15 h, e no Hemocentro Regional em Castanhal, das 7 às 13 h.

Na sede da Fundação Hemopa, a equipe está preparada para receber grupos de voluntários de instituições parceiras, como da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio do Projeto “Mãos que ajudam a salvar vidas”. Também está confirmada a participação do grupo de doadores do município de Acará. Haverá ainda a participação de calouros do curso de Biomedicina, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Todos esses grupos comparecerão ao longo da manhã.

Pode doar sangue o cidadão precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg, e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem já teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem manteve contato com pessoas diagnosticadas com a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Quem recebeu a vacina Coronavac/Sinovac, deve esperar 48 horas de inaptidão para doar sangue após cada dose. Já quem tomou a vacina Oxford/AstraZeneca deve aguardar sete dias após cada dose. Se o candidato à doação não souber qual vacina tomou, só poderá voltar a doar sangue após sete dias.

Mais informações: 08002808118. Clique aqui para saber os endereços das unidades da hemorrede estadual: http://www.hemopa.pa.gov.br/site/hemorrede/