Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Comunidade Boa Esperança em Santarém terá Dia da Mandiocultura

Por Camila Botelho (SEDAP)
15/12/2020 14h28
Abertura: 16/12/2020 09h30
Encerramento: 16/12/2020 12h30
Local: Comunidade de Boa Esperança
Endereço: Localizada no Km 43 da Pa-370 (Santarém-Curuá-Una) no município de Santarém
Contatos: Mateus Costa - 98125-8564 - Ascom Sedap

Durante a manhã da quarta-feira (16), o município de Santarém sediará a programação denominada de Dia de Campo da Cultura da Mandioca. A programação ocorrerá na comunidade Boa Esperança. O objetivo é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca na região do Baixo Amazonas. A comunidade de Boa Esperança foi fundada em 1961e mantém uma ampla tradição no trabalho com a mandioca. São mais de 600 famílias que moram na comunidade. 

A abertura ocorrerá às 9h30 e será feita pelo secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hugo Suenaga, que falará sobre a mandioca como produto regional. 

O público alvo da programação são os agricultores familiares, cooperativas, associações, sindicatos e instituições do setor agrícola da região. O evento será uma realização conjunta da Sedap com outros órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Entre os temas que serão apresentados durante a programação estão as práticas culturais e sua importância para aumento da produtividade; a qualidade genética e fitossanitária da cultura da mandioca; a importância do agricultor gerenciar suas atividades produtiva. Também haverá demonstração aos agricultores sobre a aplicação de calcário, plantio e adubação mecanizada. 

SUGESTÕES DE ENTREVISTAS:

- Secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hugo Suenaga;
- Engenheira agrônoma, Marizita Lima Ferreira, técnica da Emater;
- Professora Elliandra Sai, doutora em biotecnologia vegetal da Ufopa
- Cássia Milhomem, representante do Sebrae-Pará