Asfalto por Todo o Pará: Governo entrega vias pavimentadas em Altamira
O município de Altamira, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense, contará com ruas asfaltadas, para melhorar a qualidade de vida da população. Nesta quarta-feira (18), o governador Helder Barbalho entrega 10 km de vias pavimentadas nos bairros de Santa Benedita, Mutirão e São Joaquim, por meio do programa Asfalto por todo o Pará.
Na prática, a iniciativa estadual garante melhoria de trafegabilidade e oportunidade de emprego para moradores dos municípios por onde passa. Em Altamira, às margens da Transamazônica, o maior município do Brasil em extensão, cerca de 145 trabalhadores atuaram nas obras. Foram 85 funcionários diretos e 60 indiretos distribuídos em 31 ruas, num total de 10 km de obras no município.
O programa realizou serviços de asfaltamento, terraplanagem e drenagem superficial, com a construção de meio-fio e calçada. Entre as 31 ruas contempladas pela ação em Altamira, estão a Edla Vieira, Antônio Pereira da Silva, Francisco Caetano de Souza e Alércia Celezé.
Asfalto por Todo o Pará
Por meio da iniciativa, o Governo vai garantir mais de 500 Km de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas em todas as 12 regiões de integração do Estado até o final de 2021. O programa será expandido, no próximo ano, com a adição de mais 500 km a serem pavimentados em todo o Pará. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) está na fase de avaliações e prevê a fase de licitação do adicional até o final deste ano.
Outras obras do governo do Estado em Altamira:
- Hospital de Campanha para atender pacientes com Covid-19;
- Ampliação do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira;
- Expansão da Universidade do Estado do Pará, com ampliação de laboratórios e criação de novos cursos.
Altamira tem aproximadamente 113.195 habitantes, segundo o último Censo. A cidade possui hidrelétricas e tem uma importante função de centralidade no sudoeste do Pará, abrangendo nove núcleos urbanos articulados entre o rio Xingu e a rodovia Transamazônica (BR-230).