Estado entrega 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Conceição do Araguaia
O Governo do Pará entregará nesta quarta-feira (29), às 15 h, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA), que passará a contar com 148 leitos, pois já dispunha de 103 leitos gerais e 35 leitos clínicos exclusivos para pacientes de Covid-19. A ampliação no atendimento beneficia cerca de 700 mil habitantes dos 15 municípios da região.
Os novos leitos de UTI serão destinados, inicialmente, para pacientes com Covid-19, integrando a rede estadual, que hoje conta com 644 leitos de UTI exclusivos para o combate à doença no Estado, já que alguns hospitais já retornaram ao seu perfil de atendimento original. Após a pandemia, os novos leitos de UTI permanecerão no Hospital para servir a todas as especialidades do HRCA que necessitarem de suporte de UTI.
O HRCA tem gestão direta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e está localizado no município de Conceição do Araguaia, na região sul, atendendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos estados do Pará e Tocantins. Oferecendo atendimento em média complexidade, o Hospital Regional atende as especialidades de Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, Urologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria. O HRCA é referência em Traumato-Ortopedia, com destaque para a cirurgia corretiva do pé torto congênito e outras cirurgias ortopédicas, como de tíbia, fêmur e quadril.
A unidade também realiza cirurgia geral, cirurgia urológica e atua na área de Obstetrícia, com aproximadamente 100 partos por mês, entre normais e cesarianas. O Hospital dispõe, também, de ambulatório, onde oferece consultas médicas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Dermatologia, Ortopedia/Traumatologia e Cardiologia.
O ato de entrega dos leitos terá a participação do governador do Estado, Helder Barbalho; do secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, e do secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz.