Estado entrega Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba
O governador do Estado, Helder Barbalho, fará a entrega do Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, em Itaituba. Projetado para ofertar atendimento de alta complexidade, a unidade funcionará inicialmente como referência para atendimento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.
Com a pandemia estabilizada, o hospital oferecerá serviços de urgência e emergência de natureza clínica e cirúrgica nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica. Com uma área construída de 16.290 metros quadrados, a unidade de saúde conta com 164 leitos.
O HRT terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoas de Itaituba e outros cinco municípios da região de saúde do Tapajós, como Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.
A nova instituição hospitalar também vai dispor de um ambulatório com nove consultórios para consultas em Clínica Geral, Traumatologia, Ortopedia, Cardiologia, Infectologia e Urologia. A seção ambulatorial terá, ainda, serviços de enfermagem, coleta de exames, farmácia, eletrocardiograma, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Também terá um centro cirúrgico com oito salas, sendo duas para Obstetrícia.
Um dos procedimentos mais importantes a serem oferecidos em nível ambulatorial será o de Terapia Renal Substitutiva, com 22 máquinas de hemodiálise – o que evitará o deslocamento de pacientes para atendimento em outras regiões do Estado.
Como suporte ao atendimento médico, o HRT contará com um centro de diagnóstico com serviços de laboratório de análises clínicas, raios-X, raios-X telecomandado, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia.
Também são fundamentais para o funcionamento do novo hospital, os serviços de apoio assistencial, que estão distribuídos entre serviços administrativos, portaria e recepção, vigilância e segurança patrimonial, hotelaria, lavanderia, rouparia, nutrição e dietética, manutenção e engenharia, equipamentos médicos e predial, conservação e jardinagem, manutenção de água e esgoto, manutenção de sistemas de tecnologia da informação e telemedicina, gases medicinais, transporte externo de pacientes, limpeza e higienização e logística hospitalar de resíduos.
Sugestão de entrevistados:
- Governador do Pará, Helder Barbalho;
- Secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho Gomes;
- Secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz.