Governo e Vale assinam ordens de serviço para início da construção das Usinas da Paz
O Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Vale, dá mais um passo no fortalecimento da segurança pública no Estado. Nesta sexta-feira (13), o Executivo e a empresa assinam as ordens de serviço para o início da construção das usinas do Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). A cerimônia será realizada às 11h, no auditório da Casa Civil do Governo, em Belém.
As obras serão iniciadas nos bairros da Cabanagem, Benguí, Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba), na região metropolitana de Belém, e no município de Parauapebas. Há previsão também de uma estrutura em Canaã dos Carajás (PA). A Vale é responsável pelos projetos executivos e pela construção das unidades.
O secretário de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, iniciará o evento e apresentará informações e metodologias sobre o TerPaz, além da importância do programa para as comunidades atendidas.
TerPaz – O Programa Territórios Pela Paz foi lançado em junho de 2019 e consiste em um amplo esforço do governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania.
Somente no ano passado (no período de julho a dezembro), o programa realizou 137.593 atendimentos, em 1.464 ações, nos sete bairros de atuação, fruto do trabalho intersetorial das secretarias e órgãos parceiros do Estado.
As Usinas da Paz são espaços destinados para atender as comunidades com oferta de serviços públicos, como cursos e oficinas, além de atividades de lazer e esportivas.