Pautas


Seminário discute parcerias comerciais entre Pará e Taiwan

Por Igor Nascimento (CODEC)
Abertura: 05/03/2020 09h00
Encerramento: 05/03/2020 11h00
Local: Federação das Indústrias do Pará (Fiepa)
Endereço: Trav. Quintino Bocaiúva nº 1588, Nazaré, Belém - Espaço Aperfeiçoar IEL/Fiepa
Contatos: Igor Nascimento - (91) 98457-1221

Com foco no fortalecimento das relações comerciais entre o Estado do Pará e Taiwan, região localizada na costa sudeste da China, na Ásia, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realiza, nesta quinta-feira (5), em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), o seminário “Oportunidades de Negócios - parceria, mercado e investimentos entre Pará e Taiwan” a partir das 9h, na sede da Fiepa, em Belém. 

O evento contará com a presença do embaixador de Taiwan no Brasil, Her Jian Gueng, além do presidente da Codec, Lutfala Bitar, e do presidente da Fiepa, José Conrado Santos. Na ocasião, serão apresentadas as principais oportunidades de parcerias de negócios e missões comerciais, inclusive com subsídios de viagens oferecidas pelo Taiwan Trade Center (Taitra), organização de promoção comercial co-patrocinada pelo governo de Taiwan, com objetivo de intensificar as relações comerciais com a região que, só em 2019, entre importações e exportações, movimentou US$ 288 milhões com o Pará.

Oportunidades - Do total de produtos exportados a Taiwan em 2019, predominaram minério de ferro, cobre, óxidos de alumínio, caulim, soja triturada, manganês e carne bovina. As importações foram principalmente de hidróxido de sódio (soda cáustica), cloreto de potássio para uso como fertilizante e pneus de veículos e máquinas para a construção civil, mineração e manutenção industrial. Em 2020, as trocas comerciais com Taiwan já totalizam US$ 5,22 milhões.

A realização do seminário em Belém além de abordar possibilidades de parcerias (joint ventures) com a região da Ásia, também será uma oportunidade para esclarecer aos empresários paraenses maneiras de acessar o mercado de Taiwan com distribuição de produtos e investimentos tecnológicos junto a empresas locais.