Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Governo prestigia 52ª edição do Encontro Ruralista

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
04/12/2019 12h43
Abertura: 04/12/2019 17h30
Encerramento: 04/12/2019 19h30
Local: Edifício Palácio da Agricultura
Endereço: Edifício Palácio da Agricultura, 8° andar. Trav. Dr. Moraes, n° 21 – Belém
Contatos: Carolina Menezes (Secom): (91) 98116-7653

O governador do Estado, Helder Barbalho, participa, nesta quarta-feira (4), do 52º Encontro Ruralista promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Feapa). Este ano, o tema é “Agronegócio Sempre. Produzindo Vida, Conhecimento e Inovação”. O evento ocorre na sede da Faepa, em Belém. A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa, estará presente.

O Encontro Ruralista é um dos maiores eventos de líderes sindicais do Brasil e reúne delegados representantes de 132 sindicatos, além de várias autoridades federais, estaduais e municipais.

Agronegócio Paraense – O setor contribui, em média, com 21% para a  composição do PIB dos municípios, representando a base econômica de grande parte deles e fonte de ocupação para parcela substantiva da população. O campo absorve mais de 1 milhão de pessoas, o que corresponde e 42,68% dos trabalhadores do Pará.

O Estado é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino. Também destaca-se na produção de limão, banana e coco, ocupando, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugar no ranking nacional.

Mais recentemente, vem ganhando espaço a produção de cítricos, com a expansão do cultivo de laranja, no polo de Capitão Poço, no nordeste do Estado, favorecida pela implantação da primeira fábrica de suco de laranja do Pará, considerada a maior do Norte e Nordeste do País. 

Na pecuária, o Pará ocupa o 4º lugar no ranking nacional. O rebanho paraense se distingue pelo seu elevado padrão genético, assim como pela qualidade da carne que produz.

O Estado destaca-se ainda na avicultura, apicultura, florestas plantadas e produção de grãos.