Projeto da Santa Casa realiza sua primeira ação em escola de Belém
Lançado no final de novembro, o projeto Santa Casa nas Escolas vai levar à comunidade da rede pública do Estado noções de primeiros socorros e orientações sobre temas de saúde que afetam crianças e adolescentes na atualidade. O primeiro local a receber as ações será a Escola Deodoro de Mendonça, em Belém, com três oficinas: Rotulagem de Alimentos, Empatia e Respeito, e Suporte Básico de Vida.
O projeto Santa Casa nas Escolas é coordenado pela Diretoria de Ensino da entidade e pelo Programa de Mestrado da instituição, e tem o objetivo de fornecer conhecimentos em saúde que serão úteis para a vida da comunidade. A ação também vai proporcionar aos alunos dos programas de Residências Médica e Multiprofissional, e do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia, da Santa Casa, vivências de caráter didático científico na área de orientação para a prevenção de agravos à saúde.
A iniciativa vai ao encontro da definição da Organização Mundial de Saúde, que considera educação em saúde a combinação de experiências de aprendizado projetadas para ajudar indivíduos e comunidades, aumentando seus conhecimentos ou influenciando suas atitudes.
Sugestão de entrevistados:
- Estudantes e ministrantes das oficinas (Pilar Moraes, nutricionista; Ana Tereza Frade de Araújo, psicóloga; e Lena Alencar, médica).