Seminário debate situação de refugiados e combate ao tráfico de pessoas no Pará
Nesta quinta-feira (28) será realizado o seminário “Tráfico de Pessoas, Migração Forçada, Refúgio e Atenção Humanitária”, com o objetivo de debater questões relativas à grave crise mundial dos refugiados e ao tráfico de pessoas no Pará.
Representantes de cada órgão que compõe a rede de atendimento às vítimas vão explicar como atuam para enfrentar os problemas. No seminário, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) abordará a articulação de políticas públicas voltadas a esse enfrentamento.
No primeiro semestre deste ano, a Sejudh registrou 136 atendimentos a vítimas de migração forçada, obrigadas a deixar seus lares e países de origem fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e outras violações dos direitos humanos.
Desse total, 126 são refugiados da etnia Indígena Warao, da Venezuela, e 10 são migrantes não indígenas de outras nacionalidades. Não foi registrado atendimento à vítima de tráfico de pessoas.
Os debates ocorrerão no auditório do Ministério Público, das 8h30 às 16 h. O evento é voltado a membros e servidores do MPPA, do Tribunal de Justiça do Pará, secretarias estaduais, representantes de entidades sociais e público em geral.