Sedap, Embrapa e Faepa promovem evento para debater o Promebull
Inicia nesta terça-feira (26), na sede da Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa), o Circuito de Palestras e Workshops do Promebull, o Programa de Melhoramento Genético de Búfalos com Inovação para o Estado do Pará. A programação ocorrerá das 08h às 12h . Haverá a apresentação dos resultados obtidos este ano: no que evoluiu e onde precisa ser melhorado.
O Promebull é fruto de um convênio entre o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropécuário e de Pesca (Sedap), da Embrapa Amazônia Oriental e da Faepa. Foi a partir deste convênio que o programa ganhou forma, com ações de interiorização levando melhoramento genético e profissionalização da cadeia às regiões que concentram os maiores rebanhos do Pará.
O Promebull tem várias vertentes tanto para o melhoramento genético do animal como para o desempenho na parte de corte quanto na leiteira para produzir produtos derivados desse animal. O Promebull conta com parcerias de outros países como é o caso da Índia, que possui a base genética dos búfalos domésticos, de onde vem o sêmen e embriões utilizados para a garantia de material genético superior nas ações do programa.
Além da capital, o circuito de palestras ocorrerá nos municípios de Santarém (no dia 28) e no dia 6 de dezembro no município de Cachoeira do Arari, no Marajó.