Mutirão na Santa Casa vai realizar cirurgias de vasectomia neste sábado
A Fundação Santa Casa de Misericóridia do Pará (FSCMP) realiza, no próximo sábado (23), um mutirão de cirurgias de vasectomia. Dezesseis dos 20 homens, acompanhados no ambulatório da Fundação e participantes do Programa de Planejamento Familiar, farão o procedimento de esterelização masculina, que apresenta muitas vantagens em relação a laqueadura feminina, principalmente por ser menos invasivo e de mais fácil recuperação para o paciente, que pode ir pra casa logo após a cirurgia.
Desde o início do programa na Santa Casa, há 10 anos, mais de 400 cirurgias de vasectomia já foram realizadas. Resultados que para o médico Elton Meireles estão relacionados a um trabalho de esclarecimento dos homens sobre o procedimento. “Um esforço muito grande dos psicólogos e assistentes sociais para desmistificar a ideia de que a cirurgia mexeria com a masculidade do homem. O paciente que faz vasectomia é homem do mesmo jeito e continua tendo a sua vida sexual normal”, explica o médico.
Fazem parte da equipe do Programa profissionais da assistência social, psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que dão orientações e avaliam caso a caso os pacientes encaminhados pela unidade de saúde mais próxima de onde mora.
Sugestão de Entrevistados:
Elton Meireles - Cirurgião Urológico e pacientes atendidos no mutirão.