Novembro Roxo: Santa Casa realiza programação alusiva ao 'Mês da Prematuridade'
Os cuidados com o bebê prematuro, desde o nascimento até seu acompanhamento ambulatorial e os desafios para a amamentação desses pequeninos vão estar entre os temas de uma programação que será realizada nesta quinta-feira (14), na Fundação Santa Casa, para marcar o Novembro Roxo, em que são realizadas ações para a conscientização sobre os cuidados com os prematuros.
Uma roda de conversa, voltada para profissionais e mães de pacientes atendidos (prematuros e de baixo peso) coordenada por tutores do método Cangurú, e também do Banco de Leite Humano da Santa Casa, vai enfocar o tema e tirar as dúvidas dos participantes.
O setor de Neonatologia da Santa Casa, interna em média por mês, 240 bebês. Destes, até 30% são prematuros e de baixo peso, exigindo cuidados especializados de uma equipe multiprofissional para que se garanta o cuidado adequado para um bom desenvolvimento físico e mental dessas crianças. Além das internações, as mães dessas crianças são orientadas sobre os cuidados e estimuladas a amamentarem. Após a alta hospitalar, os bebês de baixo peso continuam sendo acompanhados ambulatorialmente (na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde) até alcançarem o peso de 2,5 quilos.
Sugestão de Entrevistados:
- Vilma Hutim - pediatra e tutora do Método Cangurú
- Ana Carla Figueiredo - Enfermeira do Banco de Leite Humano da Santa Casa
- Mães de bebês prematuros.