Governo do Pará inaugura Hospital Regional dos Caetés e amplia a rede de média e alta complexidade
O Governo do Pará inaugura, na próxima terça-feira (5), às 11h, o Hospital Regional dos Caetés no município de Capanema, no nordeste paraense. O Hospital, que esteve em obras desde 16 de fevereiro de 2017, foi entregue para a população em dezembro de 2018 sem qualquer condição de funcionamento.
Com 6.200 m² de área construída, o prédio de três andares foi vistoriado pelo governador Helder Barbalho no dia 11 de janeiro e, na ocasião, ficou constatada a necessidade da conclusão de parte da obra, readequação de diversos espaços físicos, além da realização de um novo estudo do perfil de atendimento clínico do Hospital, atendendo a um pedido dos prefeitos da região para que o perfil retornasse para “trauma e cirurgia geral”, como consta na decisão da Comissão Intergestores Regional (CIR), de nº 32.657, publicada no Diário Oficial de 05 de junho de 2014.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) iniciou em fevereiro as obras complementares. Foram realizados serviços de acabamento geral, fundações, instalação elétrica, grupo gerador, instalação hidrossanitária e do sistema de combate à incêndio. O valor investido na obra foi de mais de R$ 46 milhões.
Agora, com a inauguração do Hospital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), amplia os serviços de média e alta complexidade, fortalecendo a rede de serviços especializados na região, beneficiando não só Capanema, mas outros 15 municípios da região.
O regional dos Caetés está estruturado para desenvolver atividades de assistência em média e alta complexidade, atendendo as seguintes especialidades: clínica cirúrgica, traumato-ortopedia e serviços de apoio, diagnóstico e terapia (SADT), com centro cirúrgico imagenologia (Raio X, tomografia, ultrassonografia/ doppler, mamografia), laboratório, lavanderia, cozinha, almoxarifado e geradores.
A unidade dispõe de 49 leitos operacionais, sendo 32 leitos de internação + 1 isolamento, distribuídos entre clínica cirúrgica (13 leitos) e traumatologia (20 leitos), UTI adulto (10 leitos), Urgência/Emergência (06 leitos). Por sua vez, o centro cirúrgico do Hospital conta com três salas para realização dos procedimentos, dispondo também de ambulatório para atendimento de pessoas egressas na área de urgência e emergência referenciada. Os serviços devem observância às políticas nacional e estadual de referência de média complexidade, definidas por meio das normas do Ministério da Saúde e pela Sespa.
O Hospital Regional dos Caetés contribuirá para melhoria da assistência a saúde prestada a população da região do Rio Caetés e cidades vizinhas, diminuindo o fluxo de demanda para outros municípios, garantindo à população o melhor acesso aos serviços, com ênfase nos atendimentos na área de média e alta complexidade.
Informações adicionais: O município de Capanema localiza-se na Mesorregião do Nordeste Paraense e microrregião Bragantina, limitando-se com os municípios Tracuateua, Peixe-Boi, Bonito, Ourém e Primavera. O município tem uma população estimada em 67.150 habitantes (IBGE/2017).