Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano realiza programação em homenagem a doadores de órgãos e familiares

Por Dayane Baía (ARCON)
24/09/2019 15h03
Abertura: 25/09/2019 09h55
Encerramento: 25/09/2019 16h00
Local: Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência
Endereço: Rodovia BR-316, KM 3, SN, Atalaia
Contatos: Dayane Baía - 91 98814-3703 / 3073-3765

Na Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), realiza uma programação, nesta quarta-feira (25), em homenagem aos doadores e familiares que passaram pela Unidade, em Ananindeua. A agenda prevê um culto ecumênico e uma apresentação teatral. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE é responsável por 90% da  captação de órgãos e tecidos no Pará. 

A ação integra a campanha do Setembro Verde, que estimula a conscientização sobre o importante papel de todos na continuidade da vida. A cor verde também faz alusão à data de 27 de setembro, quando se celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Por isso, todas as noites, as luzes verdes na fachada da unidade são acesas em referência ao mês.

Atendimento - Em quatro anos, foram realizadas no Hospital 112 captações de rins, fígado, coração (válvulas cardíacas) e córneas. Em números absolutos, as doações proporcionaram, ao todo, o transplante de 448 órgãos e 628 córneas. Apenas em 2018, por exemplo, 43 usuários foram diagnosticados com morte encefálica. Desse total, 41 foram validados como potenciais doadores de órgãos e tecidos, cujas famílias foram entrevistadas para solicitação de captação. Mais da metade (56%) não consentiu.

A Lei 9.434 de 1997 dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo para transplante e tratamento. Ela determina que a captação só pode ocorrer após exames de triagem de infecção, conforme normas do Ministério da Saúde. Estabelece também que a constatação de morte encefálica deve ser registrada por médicos não participantes da retirada e do transplante, mediante critérios definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina.

A doação também somente é possível com autorização do cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até o segundo grau. Esse fator também é um desafio, pois é necessário consenso familiar e, no momento de dor, há discordâncias quanto ao tema e a vontade do possível doador em vida.

Sobre o HMUE - Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados na região Norte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), está localizado em Ananindeua (PA) e dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.