Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governador receberá honraria da Ordem de Mérito Jus et Labor "Grã-Cruz" do TRT8

Por Jackie Carrera (SECOM)
13/09/2019 13h54
Abertura: 13/09/2019 18h30
Encerramento: 13/09/2019 19h30
Local: Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - Auditório Aloysio da Costa Chaves, no Edifício Sede
Endereço: Travessa Dom Pedro I, 746. Umarizal.
Contatos: Carol Menezes - (91) 98116-7653

O governador Helder Barbalho e o Secretário de Segurança Pública do Pará, Uálame Machado, serão condecorados, nesta sexta-feira (13), às 18h30, com a honraria da Ordem de Mérito Jus et Labor, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. A cerimônia solene será realizada no auditório Aloysio da Costa Chaves, no edifício sede do TRT8, em Belém.

A honraria foi instituída pelo TRT8 há 19 anos e tem a finalidade de agraciar, com uma medalha de honra ao mérito, personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade. A insígnia é constituída por uma cruz de 4 braços e 8 pontas, esmaltada em vermelho e azul, tendo ao centro, em relevo, com acabamento dourado, uma balança sobreposta a uma bigorna, circundada pela inscrição “Mérito Jus et Labor”, em letras douradas sobre fundo branco. A medalha é dividida em 5 graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro).

A excelentíssima desembargadora presidente do TRT8, Pastora do Socorro Teixeira Leal, entregará ao secretário Ualame a ordem no grau “Comendador”. O Chefe do Executivo estadual receberá a medalha da ordem no grau “Grã-Cruz”, em nível de promoção, pois em 2005, quando Helder era prefeito de Ananindeua, chegou  a receber a medalha da Ordem no grau “Oficial”. Além de outras personalidades e servidores do judiciário paraense homenageados nesta sexta feira, estão o comandante da 8ª Região Militar, Anísio de Oliveira Júnior; e a coordenadora da Comissão Justiça e Paz da CNBB/Norte, Henriqueta Cavalcante.

Just et Labor – A medalha do Mérito foi instituída em 31 de outubro de 2000. A premiação é entregue sempre no mês de setembro, uma homenagem a data histórica da primeira sessão do TRT8, realizada em 16  de setembro de 1941. A Medalha de Mérito Funcional será entregue a 12 servidores do judiciário que se destacaram no exercício de suas atividades no âmbito da administração pública.

Os critérios para conceder a medalha funcional são tempo de serviço, exercício de função de confiança e não ter sofrido punição. A medalha é constituída por um círculo de metal de bronze, medindo 35mm de diâmetro, tendo ao centro uma balança sobreposta a uma bigorna, circundada pela inscrição Mérito Funcional da Justiça do Trabalho da 8ª Região. Além da medalha, os servidores homenageados receberão um diploma.