Tocha da Paz chega pela primeira vez a Belém neste domingo
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e do Núcleo de Educação Física, Esporte, Arte e Lazer (NEL), realiza neste domingo (1º de setembro), a I Corrida pelos Territórios Pela Paz, Recebimento e Condução da Tocha da Paz. O evento é promovido nacionalmente pela Comissão da Tocha da Paz, uma organização não governamental que organiza a visita da tocha aos estados com o objetivo de levar uma mensagem de paz à população.
As visitas ocorrem há 16 anos, mas é a primeira vez que a tocha vem a Belém. A programação consiste em conduzir a tocha pela cidade, a partir da sede do Palácio do Governo. Em seguida, os participantes seguem para o bairro de São Braz, onde a corrida terá seu ponto de partida, com a participação de mais de 350 alunos de escolas públicas, seguindo pela Avenida Governador José Malcher até a Praça da Bandeira, onde será acesa a Pira Olímpica da Tocha da Paz e hasteada a Bandeira Nacional, abrindo oficialmente a Semana da Pátria de 2019.
As escolas participantes da corrida ficam nos sete bairros beneficiados pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado. O evento tem como tema “Escola: Uma Vivência de Paz" e visa integrar as escolas dos Territórios Pela Paz (já implantado nos municípios de Ananindeua, Belém e Marituba), cultivar valores da prática esportiva, valorizar os símbolos cívicos com seus significados, integrar municípios participantes pela cultura de paz e incluir Belém (e todo o Pará) na condução da Tocha da Paz. "A vinda da Tocha da Paz a Belém tem o papel de transmitir uma mensagem de paz aos paraenses. integrando a educação, o esporte e a cidadania como instrumentos fundamentais no combate a todo tipo de violência", destaca a secretária de Estado de Educação, Leila Freire. A concentração da caminhada será em frente ao Palácio do Governo, às 7 h.
Sugestão de entrevistados:
Secretária de Educação, Leila Freire.
Coordenador de Esporte e Lazer da Seduc, Fernando Silva.
Presidente da Comissão Nacional de Tocha da Paz, Ronaldo Amaral.