Governo instala Conselho de Desenvolvimento Econômico do Pará
Responsável por dispor sobre a política de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE) será instalado, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (30). A cerimônia ocorre às 10h, no auditório do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do governador Helder Barbalho.
O Conselho foi criado pelo art. 230, § 1º da Constituição Estadual e é o órgão máximo de deliberação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que dispõe sobre a política de incentivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará. Tem as seguintes atribuições: definir a política e os instrumentos para o desenvolvimento econômico, e garantir a busca do desenvolvimento econômico integrado setorialmente e que diminua as desigualdades regionais e pessoais.
São 12 representações no CDE, entre secretarias e autarquias do governo, com arbítrio para definir a política de crescimento econômico do Estado.
O Pará é a 12ª maior economia do Brasil ao contribuir com 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e com 43,5% do PIB da região Norte. Com esses resultados, o Estado se destaca como o maior mercado consumidor e a maior economia da Amazônia e do Norte do Brasil. Seu PIB, em 2016, foi de R$ 138 bilhões, crescendo nominalmente 5,48%, resultado do Valor Adicionado (VA), que chegou a R$ 124 bilhões e variou 5,47% em relação ao ano anterior.