Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Feira do Livro: coletiva de imprensa com Djamila Ribeiro

Por Úrsula Pereira (SECULT)
28/08/2019 17h43
Abertura: 29/08/2019 18h00
Encerramento: 29/08/2019 20h00
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas, s/nº
Contatos: Úrsula Pereira (Assessora de Comunicação da Secult): (91) 9 8092-3896

Considerada uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil, a filósofa, escritora e militante feminista Djamila Ribeiro participa da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e fará o Encontro Literário desta quinta-feira (28), às 20h. Ela discutirá a importância da igualdade de gênero e do empoderamento de meninas e mulheres, reforçando que todos devem ter os mesmos direitos e espaço no que ela chama de "lugar de fala".

Polêmica e de opinião conceitual, embasada na literatura, em estudos acadêmicos e na própria experiência, Djamila defende que é preciso combater o preconceito não só de gênero, mas de classe social, raça e orientação sexual.

Mestra em filosofia política, a escritora Djamila Ribeiro é ex-secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e idealizadora do selo editorial “Sueli Carneiro”, que homenageia a escritora e ativista brasileira, incentivando a publicação de produções literárias escritas por negras brasileiras, latinas, indígenas e LGBTQI+.

De acordo com a ativista, o advento da internet facilitou o acesso à informação e ajuda a fortalecer o debate público, explicando assim, seu sucesso na internet. Sua conta no Instagram, por exemplo, tem mais de 436 mil seguidores. Suas declarações polêmicas, na web ou nas colunas que escreve em jornais e revistas de circulação nacional, levantam a discussão sobre como o preconceito funciona na prática.

Serviço:

A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e segue até 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento está aberto para visitação entre 10h e 21h com entrada franca.