Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PM entrega Espadim ‘Coronel Fontoura a alunos da Turma 2026-2027 do Curso de Formação de Oficiais

Por Governo do Pará (SECOM)
07/05/2026 21h10
Abertura: 08/05/2026 09h00
Encerramento: 08/05/2026 11h00
Local: Pátio do Comando Geral da Polícia Militar
Endereço: Rod. Augusto Montenegro, Km 9 - nº 8401
Contatos: André Macedo/Ascom Segup: (91) 98030-3086

A Polícia Militar do Pará realiza nesta sexta-feira (8) a Solenidade de Entrega do Espadim “Cel Fontoura” aos 99 cadetes do 1º Período do Curso de Formação de Oficiais 2026 / 2027 da corporação. Entregue pela Academia de Polícia Militar “Cel Fontoura”, o espadim é uma peça tradicional e simbólica para os cadetes - representa autoridade, honra e dignidade.

A entrega é realizada no Pátio do Comando Geral da Polícia Militar, onde os cadetes também fazem um juramento relacionado à dedicação à corporação e aos serviços na segurança pública do Pará.

O espadim, que significa "pequena espada", e o juramento feito pelo cadete ao recebê-lo, simbolizam as virtudes que se pretendem desenvolver no oficial aprendiz, em sua formação e no posterior exercício do oficialato. Na conclusão do Curso de Oficiais da PMPA, o espadim será substituído pela espada, símbolo de compromisso e tradição.  

Após a cerimônia, os alunos passam a poder portar o espadim e o uniforme histórico, exclusivo da Academia da PM “Cel Fontoura” (3º A), na cor azul ferrete. O curso de Formação de Oficiais (CFO) teve início em fevereiro e deve ser concluído em 2027, com a formação de 99 novos aspirantes a oficiais.

Porta-voz: Comandante-geral da PMPA, coronel Sérgio Neves.