Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governadora Hana Ghassan entrega a 28ª Usina da Paz do Pará, em Santa Izabel

Por Governo do Pará (SECOM)
23/04/2026 11h50
Abertura: 24/04/2026 10h00
Encerramento: 24/04/2026 11h00
Local: Santa Izabel do Pará, na Grande Belém
Endereço: Vale do Porangaba, Rua 06.
Contatos: Ana Thaynara (91) 99215-3018 | Mateus Rocha (91) 98236-0316

O município de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém, ganha nesta sexta-feira (24), a 28ª Usina da Paz do Pará. A entrega do complexo de cidadania, será feita pela governadora Hana Ghassan, às 10h.  A Usina de Santa Izabel será a terceira da Região de Integração Guamá, que abrange 18 municípios e já conta com Usinas em funcionamento nos municípios de Castanhal e São Miguel do Guamá.

Localizado no Vale do Porangaba, Rua 06, o novo complexo estadual conta com uma área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A estrutura moderna e funcional vai beneficiar os cerca de 70 mil moradores, com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.

Assim como as demais unidades já entregues pelo Estado, o novo equipamento público conta com dois prédios principais — Usina e Assistência —, onde serão ofertados serviços como emissão de documentos, serviços sociais e atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. Os espaços também dispõem de bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, espaço de gastronomia, ambientes para reforço escolar e cursos de qualificação profissional, além de sala de música e áreas de convivência.

A população de Santa Izabel vai aproveitar ainda outros espaços, como praça multicultural para eventos, piscina, complexo poliesportivo, quadra aberta de areia, área de horta e viveiro, além de playground infantil.

A construção da UsiPaz em Santa Izabel é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Vale. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, a fim de garantir mais segurança, cidadania e inclusão social.

Usinas da Paz

As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. As unidades integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira UsiPaz, já foram realizados mais de 12 milhões de atendimentos em todo o Estado.

A Usina da Paz Santa Izabel passa a integrar a rede estadual, que atualmente já conta com outras 27 unidades entregues e em funcionamento. Seis estão localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Benguí, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro) e outras 18 distribuídas entre a Região Metropolitana de Belém e municípios do interior, como Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tomé-Açu, Itaituba, Tucuruí, Paragominas, Marabá, Altamira, Parauapebas, Canaã dos Carajás e São Félix do Xingu.

Outras Usinas da Paz seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Redenção, Santarém, Viseu, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos e Salinópolis.

Porta-voz: Hana Ghassan, governadora do Pará.