Governador vai vistoriar neste sábado obras da Nova BR-316
O governador Helder Barbalho visitará, neste sábado (24), as obras de requalificação da BR-316, iniciadas no dia 15 de janeiro deste ano. Ele verificará o andamento das construções do Terminal de Integração de Ananindeua, do Terminal de Integração de Marituba e das estações de passageiros.
O chefe do Executivo será recebido por diretores do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), órgão estadual responsável pela execução da obra. Os gestores apresentarão o cronograma e o avanço das obras, assim como as intervenções feitas e as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os transtornos à população.
A obra de requalificação da BR-316 é um projeto do Governo do Pará, executado desde o dia 15 de janeiro deste ano, no qual são investidos R$ 385 milhões, sendo 78% financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A ordem de serviço foi assinada em dezembro de 2018, mas somente no atual governo os trabalhos foram iniciados. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2020.
Desde o dia 15 de janeiro deste ano, o Governo do Pará executa as obras de requalificação da BR-316. Em sete meses de trabalho, começaram as construções de oito dos 13 conjuntos de estações de passageiros, os dois terminais de integração (em Ananindeua e Marituba) e a construção do Centro de Controle Operacional (CCO). Também estão sendo realizados os remanejamentos de interferências localizadas nos 10,8 quilômetros da obra (como redes de água, de energia elétrica e cabeamentos de empresas de comunicação). Na próxima semana, iniciará uma etapa importante: lançamento da rede de drenagem, trabalho que antecipa a implantação da nova drenagem na rodovia, que acabará com os pontos de alagamentos.
A obra transformará a principal via de entrada e saída da capital em uma avenida moderna. Serão implantadas pistas para veículos com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos; uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT (Bus Rapid Transit); duas ciclovias, sendo uma em cada sentido; gramado próximo à ciclovia; calçadas arborizadas; faixa de piso tátil; rampas de acessibilidade e mobiliário urbano e paisagismo.
Também serão instaladas, ao todo, 26 estações de passageiros (13 em cada sentido); os dois terminais de integração (Ananindeua e Marituba); 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT; o Centro de Controle Operacional; quatro túneis de acesso subterrâneo aos terminais e o viaduto de Ananindeua, que permitirá a ligação entre as áreas ao sul da BR, como os conjuntos Julia Seffer e Aurá até o Conjunto Cidade Nova.
A obra já está gerando mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos. No pico da obra, que se dará nos próximos meses, a estimativa é empregar mais de 1,3 mil trabalhadores em diversas áreas. Essas contratações são feitas por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), responsável pelo cadastro e seleção dos profissionais. Além disso, o governo está priorizando mão de obra local, daqueles que moram na Região Metropolitana de Belém.