Governo do Estado entrega CNH Pai D'égua e anuncia redução de custos para condutores
O governo do Pará fortalece, nesta terça-feira (20), as políticas de mobilidade e inclusão social no Estado. A partir das 15h, na sede do Detran Pará, em Belém, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan lideram a entrega de 75 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 300 passaportes de habilitação do Programa Social CNH Pai D’égua. A ação, que ocorre em parceria com o Ministério dos Transportes, representado pelo ministro Renan Filho, beneficia diretamente rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba.
Sob a gestão do governo do Estado, o CNH Pai D'égua consolidou-se em 2025 como uma ferramenta estratégica de geração de renda. O poder Executivo estadual priorizou a ampliação do programa para contemplar cobradores de ônibus, permitindo que esses profissionais mudem de função para motoristas, acompanhando a modernização e a chegada da nova frota de ônibus da Região Metropolitana de Belém.
Redução de custos e modernização do setor - Um dos pontos altos da agenda será a assinatura do ato que reduz os valores dos exames médicos e psicotécnicos no Estado, alinhando o Pará aos critérios do Programa CNH do Brasil. Além disso, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan acompanham a publicação da portaria que regulamenta os instrutores autônomos, medida que visa modernizar o setor e ampliar as oportunidades de trabalho para profissionais independentes.
Melhoria na infraestrutura de atendimento - A agenda também marca a entrega da nova área de vistoria de veículos do Detran, um espaço totalmente reconstruído. A obra reflete o compromisso do governo do Pará em oferecer um atendimento mais ágil e humanizado aos usuários, além de garantir condições dignas de trabalho aos servidores da autarquia.
Porta-voz: Governador do Estado, Helder Barbalho
