Em parceria com o Hemopa, Hospital Regional faz campanha de doação de sangue em Redenção
Referência em saúde pública de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, por meio do Serviço de Assistência Social, promove, nesta quinta-feira (22), campanha institucional de doação de sangue. A ação tem a parceria da Fundação Hemopa, e será realizada, das 14h às 18h, na sala do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
A Campanha convoca os profissionais do HRPA, pacientes e seus acompanhantes para reforçar o ato altruísta e fortalecer os estoques de sangue da Hemorrede estadual.
A ação de educação em saúde fomenta o caráter educativo, orientando a população sobre a importância da doação regular e os critérios necessários para se tornar um doador e, desta maneira, reafirmar o papel estratégico da solidariedade da população para manter estoques seguros e garantir atendimento contínuo aos pacientes que dependem de transfusão em todo o Pará.
Confira alguns critérios para a doação:
Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos responsáveis legais);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;
- Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Porta-voz: Ricardo Arruda, diretor-geral do Hospital Regional do Araguaia (HRPA).
