Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Aldeia Cabana recebe ação dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles” com serviços gratuitos

Por Chrystian Machado (SEAC)
14/01/2026 15h42
Abertura: 17/01/2026 08h00
Encerramento: 17/01/2026 12h00
Local: Aldeia Cabana
Endereço: Avenida Pedro Miranda, s/n, entre Travessa Dr. Enéas Pinheiro e Travessa Pirajá, no bairro da Pedreira
Contatos: Ronan Frias - (91) 99116-3667

O governo do Pará realiza, neste sábado (17), a partir das 8h, uma grande ação de cidadania por meio dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”, que vão ofertar uma ampla gama de serviços gratuitos de saúde, cidadania, estética e lazer. A iniciativa acontece na Aldeia Cabana, localizada na avenida Pedro Miranda, s/n, no bairro da Pedreira, em Belém, e contará com a atuação de dez carretas de atendimento, reunindo diversos órgãos e parceiros.

Na área da saúde, a programação inclui atendimentos especializados por meio da Carreta do Homem, com consultas em Clínico Geral, Cardiologia e Urologia, além de exames como eletrocardiograma e ultrassonografias de próstata, rins, vias urinárias e abdômen total. Já a Carreta da Mulher vai oferecer atendimentos em Ginecologia e Mastologia, exames de mamografia e ultrassonografias de tireoide, mamas e axilas, abdômen total e transvaginal.

A ação também disponibiliza serviços de odontologia, com orientações e atendimentos; oftalmologia, com realização de exames e produção de óculos de grau; além de tomografias de diversas regiões do corpo, como crânio, face, colunas, articulações, abdômen e membros. A população poderá ainda realizar testes rápidos, fazer cadastro para cadeiras de rodas e receber encaminhamentos para exames e consultas especializadas. Para quem tem animais de estimação, a Carreta Pet vai oferecer consultas veterinárias e cadastro para castração, sendo necessário levar o animal.

No eixo da cidadania, estarão disponíveis serviços da Defensoria Pública do Estado, além da emissão de documentos, facilitando o acesso da população a direitos básicos. Já na área de estética, o público poderá contar com corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação.

A programação inclui ainda diversas atividades complementares, como os Espaços Abertos da Fundação ParáPaz, com recreação para crianças, e o projeto Cultura Eco, da Funtelpa, que promove a troca de produtos recicláveis por mudas de plantas. Também serão realizados cadastros nos programas Credcidadão e Sua Casa, da Cohab, além de sorteio de prêmios e apresentações culturais, garantindo momentos de lazer e integração para toda a comunidade.

A ação "Por Todas Elas" e "Por Todos Eles" reforça o compromisso do governo com a promoção da cidadania, do cuidado com a saúde e da inclusão social, levando serviços essenciais de forma gratuita e acessível à população.

Porta-vozes: governador Helder Barbalho; vice-governadora Hana Ghassan.