Primeiras 15 ararajubas alusivas à COP30 serão soltas no Parque do Utinga, nesta segunda (17)
O governo do Pará realiza, nesta segunda-feira (17), às 7h30, a soltura das primeiras 15 das 30 ararajubas alusivas à COP30, no aviário do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. A ação integra o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas, desenvolvido há oito anos pelo Ideflor-Bio em parceria com a Fundação Lymington, que já devolveu 58 aves à natureza e registrou o nascimento de outras sete em solo paraense, revertendo um quadro histórico de ausência da espécie na Região Metropolitana de Belém.
As ararajubas passam de quatro a seis meses em aclimatação no Parque Estadual do Utinga, recebendo acompanhamento de especialistas, treinamento de voo, socialização e alimentação adaptada com frutas amazônicas, preparando-as para o retorno ao habitat natural. Desde abril de 2024, o projeto vive uma nova fase, viabilizada por Termo de Colaboração que ampliou o aviário, criou espaços de educação ambiental e instalou equipamentos interativos, aproximando o público da conservação da espécie.
Com a chegada da COP30, o projeto intensificou seus esforços para devolver 30 ararajubas aos céus de Belém até o fim do ano. As primeiras 15 aves a serem soltas já estão plenamente preparadas, representando um marco ambiental no contexto da Conferência do Clima. Veículos de comunicação interessados na cobertura devem enviar manifestação para comunicacao.ideflorbio@gmail.com ou WhatsApp (91) 98526-6477 – Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio).
Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho.
