Governo do Estado abre oficialmente o Museu do Artesanato Paraense, em Belém
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realiza a abertura oficial, nesta terça-feira (11), do Museu do Artesanato Paraense (MAP), instalado no Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, em Belém, que funcionará no período da COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas).
A iniciativa vai apresentar ao mundo a diversidade cultural da Amazônia, em peças únicas e sustentáveis, reforçando ainda mais o compromisso do Estado com a valorização e preservação da cultura amazônica, o fortalecimento da economia criativa e o incentivo ao turismo cultural.
A abertura oficial do MAP vai contar com apresentações das bandas "Os Acadêmicos" e do "Trio Carolina, Lucas e Ana Carolina".
Coordenadas pela Seaster e Sedeme , as vivências no MAP serão o destaque da programação. Realizadas na Capela São José, os encontros reunirão mestres artesãos em várias rodas de conversa, mediadas por especialistas das Secretarias e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), instituição parceira da iniciativa durante toda a programação, que pode ser conferida na íntegra no site da Seaster.
O MAP reunirá peças representativas de todas as regiões do Pará, selecionadas por uma curadoria única, para que o público compreenda todo o processo de produção.
Música regional
Durante os 11 dias de programação, o público poderá conferir apresentações de artistas locais e regionais, com muito carimbó, samba, brega, pop rock e MPB. Entre os destaques estarão Grupo Paranativo, Mariza Black, Beatles Forever, Nilson Chaves, Banda Sayonara, Fruto Sensual e Markinho Duran. Haverá ainda projetos culturais, como Saia de Flores, Sons Atípicos e o Madrigal da Uepa.
O encerramento vai ocorrer no dia 21 de novembro, com o carimbó do Grupo Sancari e a apresentação do artista paraense Markinho Duran.
Serviço:
Abertura oficial do Museu Paraense do Artesanato (MAP).
Data: 11/11/25
Hora: 16h
Local: Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas. Entrada franca.
Porta-voz: Titular da Seaster, Inocencio Gasparim
