Orquídea especial é descoberta no Parque Estadual do Utinga
O pesquisador da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Dr. Leandro Valle Ferreira, fez a descoberta da orquídea Vanilla pompona Schiede no Parque Estadual do Utinga, espécie de onde se extrai o aromatizante da baunilha. É o primeiro registro deste tipo de orquídea dentro de uma área protegida no Pará e da Região Metropolitana de Belém.
A identificação da Vanilla pompona é resultado do projeto “Inventário das Vegetações do Parque Estadual do Utinga”, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e o Museu Goeldi. O projeto está procedendo um amplo levantamento da flora do Utinga.
AULA - Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, o pesquisador irá ministrar a disciplina Inventário da Biodiversidade para os alunos de doutorado do programa Bionorte (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal), no Parque, uma das 26 Unidades de Conservação estaduais geridas pelo Ideflor-Bio.
Na ocasião, haverá uma aula teórica no auditório do Centro de Acolhimento e uma aula prática nas parcelas permanentes de vegetação implantadas no Parque, classificado na categoria de Proteção Integral. Essas parcelas estão sendo usadas para o monitoramento da biota do Utinga ao longo do tempo. Com a parceria do Ideflor-Bio, o projeto também coloca a Unidade de Conservação como uma importante fonte de pesquisa e formação acadêmica do Estado do Pará.