Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Governo entrega mais de 1 mil títulos de terra em Viseu

Por Ascom (Governo do Pará)
21/05/2025 16h06
Abertura: 22/05/2025 16h00
Encerramento: 22/05/2025 17h00
Local: Viseu-Pará
Endereço: Ginásio Municipal Albino Júnior, Avenida Justo Chermont
Contatos: Ronan Frias - (91) 99116-3667

Nesta quinta-feira (22), às 16h, no município de Viseu, no nordeste do estado, serão entregues 1.067 títulos de terra a moradores de 32 comunidades da zona rural, em uma ação conduzida pelo Governo do Pará, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). 

A cerimônia contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, que acompanha de perto os impactos dessa política pública que tem alcançado milhares de famílias paraenses, levando dignidade, segurança jurídica e esperança para quem sempre viveu da terra, mas nunca teve o direito pleno sobre ela.

A entrega dos títulos é um dos diferenciais do programa estadual, que reconhece a função social da terra e garante aos moradores do campo o direito de pertencimento e desenvolvimento com justiça agrária. De 2019 até o primeiro semestre de 2025, mais de 2 mil títulos foram entregues no município de Viseu, um marco para um município que possui grande vocação agrícola, e por isso, a legalização fundiária representa muito mais que um documento: é um novo começo.

Nos três primeiros meses de 2025, o Governo do Estado já entregou mais de 4.000 títulos de terra em diferentes municípios paraenses. Em janeiro, o programa alcançou mais um marco histórico com a entrega de títulos para mais de 2,5 mil famílias no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Já em março, comunidades de Santa Izabel do Pará, Abaetetuba e Tomé-Açu também foram beneficiadas com mais de 900 documentos entregues.

A regularização fundiária é hoje uma das políticas públicas mais transformadoras em curso no estado do Pará. Ela conecta cidadania com desenvolvimento sustentável, transforma vidas com segurança jurídica e insere o pequeno produtor em um novo cenário de possibilidades econômicas.

As comunidades beneficiadas são: Biteua, Itabiri, Açaiteua, Basília, Boca da Cibrasa, Bombom, Braço Verde, Buçuquara, Cacoal, Caranã, Caripi, Cedral, Curupaiti, Fazenda Real, Fazendinha, Itabiri, Itambá, Laguinho, Levada, Limondeua, Maratauna, Monte das Oliveiras, Piquiateua, Pititinga, Pitoró Grande, Poeirão, Ponta Grande, Sibrasa, Taboquinha, Timbá, Vila Cabeceira e Vila Nova Açaiteua.

Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho.