Adepará realiza campanha de atualização de cadastro de animais
A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realiza, nesta quinta-feira (15), das 8h às 12h, no espaço de leilões "Valeu o Boi", em Rio Maria, sul do Pará, o lançamento da Campanha de Atualização de Cadastro de Animais. O objetivo é atualizar, de 15 de maio a 13 de junho, o cadastro de todas as espécies existentes nas propriedades, como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos.
Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a atualização de animais é obrigatória para manter a saúde do rebanho.
Atualização do cadastro - O cadastro agropecuário reúne os dados da pecuária que permitem gerar informações e montar ações estratégias de vigilância e saúde animal. Através do conhecimento dos territórios, ações de prevenção, mitigação, controle e erradicação de doenças são desenvolvidas para manter a saúde do rebanho.
A obrigatoriedade do cadastro foi estabelecida pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) para atender conforme o decreto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) nº 5.741/2006 e às exigências do Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que obriga o conhecimento das características produtivas das explorações pecuárias através da individualização e localização espacial das propriedades.
Porta-voz:
Bárbara Lopes, médica veterinária, gerente de Rastreabilidade e Cadastro Agropecuário da Adepará