Em iniciativa inédita, Governo do Pará entrega primeira escola estadual bilíngue português-espanhol
Nesta quinta-feira (24), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), entrega a primeira Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue português-espanhol do Pará. Com modelo pedagógico inédito na rede pública paraense, a nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira vai beneficiar até 700 estudantes, da pré-escola ao ensino médio, inclusive com percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica. A nova escola também conta com a segunda unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb).
Essa é a primeira Escola Estadual bilíngue do Pará com proposta pedagógica estruturada em aprendizagem baseada em projetos e trabalho cooperativo entre estudantes, para incentivar o engajamento e o protagonismo no processo de aprendizagem. O currículo da escola conta com abordagem interdisciplinar e conexão com a vida dos estudantes, inclusive com ação tutorial.
Além do pioneirismo em oferecer educação bilíngue português-espanhol desde a pré-escola, os estudantes do Ensino Médio poderão optar, a partir do segundo semestre, por um percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, finalizando a educação básica com certificação técnica.
Com prédio adquirido pelo Governo do Estado, a nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira está localizada no icônico prédio da antiga Escola Madre Celeste, em Icoaraci. O prédio, após a aquisição, passou por reconstrução total com um investimento de R$ 10,8 milhões para se tornar um centro público educacional de referência.
A nova escola tem uma área construída de mais de 4 mil metros quadrados com 23 salas de aula, Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), bloco administrativo, auditório, Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), cozinha, vestiários masculinos, femininos e para Pessoas com Deficiência (PcD), quadra poliesportiva, quadra de areia, área de recreação, biblioteca, laboratório multidisciplinar, sala multiuso, sala do grêmio estudantil, entre outros espaços fundamentais para o desenvolvimento de uma educação integral de qualidade. Além disso, toda a sinalização da nova escola é feita em Português e Espanhol, tornando o ensino bilíngue palpável dentro e fora das salas de aula.
Inovação - Com foco em promover a sustentabilidade, fortalecer a cidadania e reafirmar o compromisso em superar os desafios educacionais, a nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira também conta com um Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) - o segundo entregue pelo Governo do Estado por meio da Seduc. O espaço busca enfrentar os desafios da educação pública, trazendo soluções inovadoras tanto para o ensino dos estudantes quanto para o desenvolvimento profissional dos educadores. O Ciseb integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc e conta com ambiente moderno, preparado para a formação contínua de professores e para o aprendizado de estudantes da rede estadual e municipal, que terão acesso a práticas inovadoras no dia a dia escolar.
A primeira unidade do Ciseb foi entregue pelo Governo do Estado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém.
Ensino integral - As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).
“Esse é um modelo que melhora muito o aprendizado dos novos estudantes, garantindo maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e realização de seus projetos de vida. Não é só ter mais tempo na escola; é contar com um suporte pedagógico robusto, com milhares de projetos, clubes e outras ações que potencializam o processo de ensino. Além disso, os estudantes do ensino integral geram maiores vínculos com a escola, o corpo docente e outros estudantes, fortalecendo o pertencimento e, consequentemente, aprendendo mais”, explicou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 escolas com esse modelo pedagógico.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.
Com essa expansão, o Pará consolida um modelo de educação que busca equidade e excelência, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma formação educacional integral que prioriza diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento humano.
Porta-voz: governador Helder Barbalho.