Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo do Pará retira tapumes e libera trânsito da quadra 1 do Parque Linear da Nova Doca

Por Gustavo Pêna (SEOP)
30/03/2025 20h15
Abertura: 31/03/2025 17h00
Encerramento: 31/03/2025 18h30
Local: Município de Belém
Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Marechal Hermes, em frente ao Porto Futuro
Contatos: Lilian Guedes: (91) 98409-5444

O governador do Pará, Helder Barbalho e a vice-governadora do Estado e presidente do comitê estadual para a COP30, Hana Ghassan, na tarde desta segunda-feira (31), às 17h, estarão na quadra 1 do Parque Linear da Nova Doca, no bairro do Reduto, em Belém, onde estarão retirados os tapumes e liberado o trânsito desta primeira etapa do projeto. A Nova Doca é um dos investimentos para a realização da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), na capital paraense, em novembro deste ano. Com os trabalhos adiantados, a quadra 1 - localizada entre a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém e Avenida Marechal Hermes - já está com o paisagismo sustentável e a instalação de equipamentos públicos, como o mirante com arquibancada para o público. 

Com a reta final da obra na quadra 1, a população também poderá acompanhar de perto o andamento do projeto. Durante o evento, a Bandeira do Pará será hasteada. 

Paisagismo sustentável – A quadra 1 da Nova Doca já recebeu árvores transplantadas das obras de macrodrenagem e saneamento do Canal União e da Nova Rua da Marinha, que também são investimentos visando à COP 30. O espaço conta com "jardins suspensos", estruturas feitas a partir de material reciclado, como vergalhões, que seriam descartados, mas que agora servem de suporte para plantas vivas, instaladas onde o plantio direto não é possível, proporcionando uma solução ecológica para gerar sombra.

O Parque Linear também conta com o sistema de tratamento de efluentes por wetlands, os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para purificar a água, reduzindo impactos ambientais e custos, e aumentando a eficácia. As raízes de plantas, como lírio-da-amazônia e cana-da-índia, sugam as impurezas do canal e devolvem em forma de oxigênio não poluente.

Além da grama "amendoim", uma vegetação que melhora a qualidade do solo ao retirar impurezas, a obra da Nova Doca terá biovaletas, estruturas consideradas Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Elas acumulam e filtram a água das chuvas, evitando alagamentos e entupimento das valas e bueiros.

A quadra 1 da Nova Doca também está recebendo a estrutura da passarela com mirante elevado, que terá uma arquibancada. A área contará, ainda, com um balé das águas e duas fontes interativas ao lado área de eventos e atividades culturais, onde costuma ficar montada a estrutura da imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a época do Círio, em outubro.

Obras avançadas – Coordenados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os trabalhos da Nova Doca estão com 70% de conclusão, e continuam nos oito módulos ao longo da via. Além da fase de acabamento das primeiras quadras, o planejamento atual inclui fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

A construção do Parque Linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outros sistemas de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário e tubulação de água potável. Do projeto também constam ciclovia e sistema de energia limpa.

Porta-vozes:

Helder Barbalho - governador do Pará

Hana Ghassan, vice-governadora do Pará