Alunos de Design da Uepa apresentam resultados de projeto de Propriedade Intelectual
O seminário final de apresentação dos resultados do projeto "Propriedade Intelectual (PI)" para jovens designers será realizado, na próxima segunda-feira, 31, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), das 9h às 14h.
O projeto de extensão busca apresentar soluções de design para produtos de Indicação Geográfica (IGs) do Pará e de Rondônia, e foi desenvolvido pelos estudantes do curso de bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
As atividades iniciaram em agosto de 2024, com equipes formadas por 25 alunos e oito professores que viajaram para o Marajó, Bragança, Tomé-Açu e Cacoal e, juntamente com as equipes do Sebrae local, realizou diagnóstico sobre as possíveis intervenções de design, principalmente focadas nas embalagens dos produtos.
Os projetos principais foram de embalagem para os produtos com Indicação Geográfica do queijo do Marajó, da farinha de Bragança, do cacau de Tome-Açú e do café das matas de Rondônia. Além das embalagens, também estão sendo desenvolvidos sites, rotas turísticas e outros produtos.
O Projeto de Extensão PI para Jovens Designers, que teve como coordenação local a professora da Uepa Ana Paula Nazaré de Freitas, resultou de uma parceria entre a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o Sebrae, o Instituto Nacional de propriedade Intelectual (INPI) e a JICA.
O seminário acontecerá de maneira híbrida e contará com representantes de todas as instituições envolvidas, além de produtores das Indicações Geográficas atendidas.